A última lição da venda da divisão de celulares da Nokia pra Microsoft foi que mesmo titãs podem cair. A Nokia foi uma das maiores fabricantes de celulares do mundo de 1998 até 2012. A fornecedora de papel finlandesa se tornou uma gigante das telecomunicações e fabricou treze dos vinte celulares mais vendidos do mundo.
Embora a Nokia tenha produzido uma série de dispositivos inovadores em seus anos de dominação, sua criação mais emblemática é, talvez, o Nokia 3310. Lançado em 2000, esse dispositivo, em forma de barra, é provavelmente o que as pessoas queriam quando elas procuravam um telefone celular, antes dos dias de smartphones. Era azul marinho com chaves de prata, e tinha um pequeno display de cristal líquido oito por quatro, que mede cerca de quatro e meio centímetros de altura e cerca de dois centímetros de diâmetro no seu ponto mais largo; era pouco menos de uma polegada de espessura. Suas características parecem ridiculamente básico agora: T9 de texto, marcação por voz, e quatro jogos, mais do que notável dos quais foi o Snake II, clássico em que os jogadores tentavam crescer sua cobra maior tempo possível, sem tocar em nenhum obstáculo.
Mas a sua indestrutibilidade se tornou uma lenda virtual, ou pelo menos o assunto de inúmeros memes na internet. Ele foi atirado a grandes distâncias, atropelado por automóveis, esmagados por martelos, levou tiros e foi incendiado e sobreviveu a maioria desses testes, se saindo bem melhor do que qualquer smart moderno. Mesmo depois de uma década do seu lançamento, ainda foram feitos reviews, comparado-o com modelos mais recentes e modernos, nos quais o 3310 geralmente ganha.
Só esperamos que os iPhones e Androids com seus vidros vulneráveis sejam um dia tão forte quanto o 3310. Seria muito bom se as gigantes de hardware pensassem um pouco mais em durabilidade do que em processamento.
Apesar das 126 milhões de unidades vendidas entre 2000 e 2005, o Nokia 3310 não pode ser considerado o celular mais vendido da companhia, já que o mais vendido foi o 1100 com 250 milhões de unidades vendidas no mesmo período. O 3310 talvez seja uma verdadeira representação do que foi a Nokia um dia, mas infelizmente pra Nokia 2005 foi a muito tempo atrás.
Meme